Desde a primeira morte em Wuhan por Corona Vírus em 11 de janeiro de 2020 na China, pouco tempo depois, em 11 de março a OMS declarou a situação como uma 'Pandemia Global'. Após um ano, entre confinamentos (lockdown), incertezas, pânico e medo, vivemos nesse 'Novo Normal', onde o mundo clama por uma saída, por uma vacina. A palavra de ordem é "Imunizar-se". Clarificando, todos precisamos de uma vacina eficaz já que a Covid19 afeta os pulmões, causando infecções, matando rapidamente por asfixia etc, além de desestabilizar economias, separar famílias e pessoas de suas atividades mais comuns legando-nos um "Império da morte". A 'bola da vez' é ouvir: "Imunidade de Rebanho" ou "Imunidade de grupo", que em outras palavras é entender o estágio em que a pandemia está, sendo necessária imunização entre 60 a 80% da população por meio de vacinas para impedir sua rápida propagação uma vez que as mutações agora são o novo desafio.
Refletindo sobre esse importante e complexo assunto que se emaranhou com politicagem, egos, erros, fracassos e muita especulação, faço um paralelo - a Bíblia diz em Genesis 3:6-7 que o homem e a mulher foram tentados/testados pelo diabo, ouviram suas mentiras, desobedecem às ordens claras de Deus, e caíram. Desde então uma infecção maligna sem precedentes nasce arraigada à natureza humana e a colapsa no espirito, alma e corpo, levando-a à morte eterna, sem possibilidades de escape. Todos os homens sem exceção nascem com o vírus 'Pecado' (Rm 3:23). O 'Império da Morte’ passou a todos homens (Rm 3:10).
Contudo, Deus que nunca é pego de surpresa tem a resposta para o dilema humano, como bem afirmou R.C. Sproul: "Não há nenhuma molécula dissidente solta no universo que talvez possa interromper os planos de Deus”. Ele está em controle total de toda a sua criação. Nada opera independentemente de nosso grande Deus. Quando dizemos que Deus é soberano, declaramos que ele tem autoridade absoluta sobre toda a sua criação, que seu governo se estende sobre cada fenda e cada canto do que ele criou (acrescento sobre cada vírus). Dizer que Deus é soberano significa que não há nada na vastidão do universo que possa frustrar seu governo ou sua vontade." Como dono de toda sabedoria, criador das ciências e de todas coisas, Ele logo após o incidente do Éden (Gn 3:15), apresentou a única cura, preparada antes da fundação do mundo (Apocalipse 13: 8; I Pedro 1:20), CRISTO CRUCIFICADO (1 Cor 2:2). A luz brilharia nas trevas (Jo 1:9). A promessa de redenção e cura é promulgada pela própria trindade, totalmente eficaz para o homem total (Jo 3:16). Trata-se em última instancia de uma "Imunização celestial" contra o pecado, a morte e o diabo (Hb 2:14). A Cruz tornasse o único antídoto e remédio no combate ao "Vírus Pecado” fazendo jus ira de Deus.
Diferentemente da ciência que corre contra o tempo tentando obter a maior eficácia possível em vacinas, Deus na plenitude dos tempos (Gl 4:4) proveu de uma vez por todas a imunização eficaz, e esta abarca e salva o homem total. Cristo Jesus, o Salvador do mundo é o único que por sua morte na cruz tira o Pecado do Mundo (Jo 1:29). Lembro que as Escrituras relatam que não somos de nós mesmos, mas pertencemos de corpo, espírito e alma a Deus, e somente Ele pode trazer a erradicação da maior doença, o pecado. É claro, claríssimo que nossa única esperança na vida e na morte é Deus (Rm 14:7,8). Agostinho de Hipona dizia que a eternidade pertence somente a Deus, portanto nós aqui somos efêmeros, temporais e mortais. E nesse interim, é preciso à Vacina - ‘Cristo o nosso substituto’, que morre para que vivamos. Em Cristo o 'Império da morte é vencido! Todavia, devido ao processo de corrupção gerado pelo pecado, precisaremos de vitaminas e cuidados especiais enquanto estivermos cá desse lado. É preciso alimentar-se diariamente das Escrituras, reler os antigos Catecismos (Heidelberg-1563, Westminster- 1646 entre outros), intensificar o discipulado, e crer na eficácia da morte de Cristo na cruz.
Nós os que cremos somos otimistas e podemos nos gloriar em Cristo (2 Cor 10:17), *afinal temos a vacina!* . Dr R. Scott Clark de Westminster afirmou: "O evangelho é a mensagem das boas novas de que algo aconteceu. O cerne dessa mensagem é que Jesus Cristo, o filho de Deus encarnado, fez expiação dos pecados de todo o Seu povo, removendo a ira justa de Deus. O evangelho é a mensagem que tem a cruz como molde!". Talvez você tenha pensado porque um Deus justo e bom pode permitir um mal tão terrível como a Covid19? Respondo o que o velho filósofo dizia: "Conhece a ti mesmo!" Em outras palavras o homem precisa saber que é pecador por natureza, está caído, e está em inimizade com Deus rumo à perdição eterna, e isso não é uma questão de assentimento intelectual, ele precisa de mudança radical, precisa de regeneração, o que chamamos de Nascer de Novo, mas nascer do “Alto”, pois seu coração é perverso e em iniquidade foi formado (Sl 51:5). A realidade é que há uma ‘Teodiceia’ no pano de fundo da história humana. Há um dualismo cósmico, e não estamos sozinhos; o mal luta contra o bem, o reino do espírito domina sobre esse mundo criado. MAS, graças a Deus que em Cristo somos mais que vencedores (RM 8:31); estamos imunizados! - E, todas as coisas estão sendo realizadas por Deus para levar-nos à conformidade com a imagem de Cristo e para a glória de Cristo. Sejam as coisas boas ou as coisas não tão boas cooperarão para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:37). Como dizia o Dr Martyn Lloyd Jones: "Nenhum evento, por mais catastrófico, deixa de achar lugar no amoroso propósito de Deus para a humanidade".
A vacina eficaz está disponível, há esperança de vida eterna para VOCÊ, venha a Cristo, Teu salvador, amém
Pense nisso!
Em amor, pr. José Moglia, OBPC Freguesia do Ó
Nenhum comentário:
Postar um comentário