AS RAÍZES CRISTÃS DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO
Na foto abaixo, você pode observar a estátua de bronze de John Harvard, um pastor inglês que fez importante contribuição para a formação da Universidade de Havard, que leva o seu nome.
Mas não é apenas a Universidade de Havard que tem origem cristã. As melhores universidades do mundo foram fundadas por cristãos. Esse fato é uma constatação empírica que vai contra a tese de que a fé religiosa seria um empecilho ao desenvolvimento da ciência.
Segue abaixo a lista das doze melhores universidades do mundo na atualidade, segundo os três principais rankings internacionais, junto com o país e o número de ganhadores do Prêmio Nobel vinculados a cada universidade [1]. Todas elas tiveram raízes cristãs em sua fundação.
As 12 melhores universidades do mundo:
Harvard (EUA, 47 prêmios Nobel)
MIT (EUA, 78 prêmios Nobel)
Cambridge (Reino Unido, 89 prêmios nobel)
Caltech (EUA, 33 prêmios Nobel)
Oxford (Reino Unido, 48 prêmios Nobel)
Stanford (EUA, 27 prêmios Nobel)
Princeton (EUA, 36 prêmios Nobel)
Chicago (EUA, 87 prêmios Nobel)
Yale (EUA, 49 prêmios Nobel)
Columbia (EUA, 82 prêmios Nobel)
Berkeley (EUA, 51 prêmios Nobel)
Imperial College (Reino Unido, 15 prêmios Nobel)
*
Vejamos mais de perto as raízes religiosas de algumas dessas doze universidades.
Nove delas são americanas, estando seis localizadas na Costa Leste e três na Costa Oeste. As outras três são britânicas.
As duas primeiras colocadas do ranking, Harvard e MIT, estão localizadas no estado de Massachusetts, fundado por colonizadores cristãos puritanos.
"A conhecida Universidade Havard foi fundada em 1643 pelos reformados, pastores puritanos, apenas seis anos após a chegada deles na baía de Massachussets, nos Estados Unidos. Sua declaração da missão e do propósito da educação, sobre a qual Harvard foi erigida, foi redigida da seguinte maneira: 'Cada estudante deve ser simplesmente instruído e intensamente impelido a considerar corretamente que o propósito principal de sua vida e de seus estudos é conhecer a Deus e a Jesus Cristo, que é a vida eterna, (João 17.3); consequentemente, colocar Cristo na base é o único alicerce do conhecimento sadio e do aprendizado'”. É a universidade mais antiga dos EUA e seu primeiro financiador foi o pastor puritano John Havard.
“A Universidade de Princeton, também considerada uma das melhores do mundo, foi fundada em 1746 como Colégio de Nova Jersey. Seu fundador foi o Governador Jonathan Belcher, que era congregacional, atendendo ao pedido de homens presbiterianos que queriam promover a educação juntamente com a religião reformada”.
“A Universidade de Yale, uma das mais antigas universidades dos Estados Unidos, foi fundada na década de 1640 por pastores reformados da recém formada colônia, que queriam preservar a tradição da educação cristã da Europa. Essa é a universidade americana que mais formou presidentes dos Estados Unidos. Em seu alvará de funcionamento concedido em 1701 se diz: “…que [nessa escola] os jovens sejam instruídos nas artes e nas ciências, e que através das bênçãos do Todo-Poderoso sejam capacitados para o serviço público, tanto na Igreja quanto no Estado”. Seu primeiro reitor foi o Reverendo Abraham Pierson. [2]
*
Já, na Califórnia, a Universidade de Stanford foi fundada em 1885 pelo casal protestante Leland e Jane Stanford. A Igreja Memorial de Stanford, onde são realizadas cerimônias religiosas, está localizada no centro do campus e a universidade possui um programa de estudos religiosos. A Universidade da Califórnia em Berkeley tem sua origem nos esforços dos pastores congregacionalistas Henry Durant e Samuel Willey. Eles fundaram em 1853 a Academia de Contra Costa, um colégio cristão secundário, que passou a ser uma instituição de educação superior em 1855. Mais tarde essa instituição se juntou a outras para formar a Universidade da Califórnia.
A Universidade de Chicago foi fundada em 1856 como uma instituição de ensino batista que faliu e foi reerguida em 1890 pela Sociedade de Educação Batista Americana, com auxílio financeiro do magnata do petróleo John Rockefeller, um batista fervoroso.
A Universidade Columbia foi fundada em 1754 na cidade de Nova Iorque pelo Rei George II. Após calorosas discussões sobre qual deveria ser a afiliação religiosa da nova universidade, começou suas atividades dentro das instalações da Igreja da Trindade, em Manhattan, oficialmente afiliada à Igreja Anglicana, mas com liberdade religiosa para outras denominações cristãs. [3]
[1] Wikepédia
[2] Leia a Carta de Princípios 2009, intitulada “João Calvino e a Universidade”, assinada pelo então Chanceler do Mackenzie, Augustus Nicodemus Lopes, e elaborada com o apoio de outros estudiosos como Alderi Souza de Matos, Hermisten Costa Pereira e Franklin Ferreira.
[3] Se quiser ler mais sobre a origem das universidades aqui mencionadas, visite o blog "comshalom"
Textos adaptados para esta publicação por J. C. Pilgrim [instagram]
Nenhum comentário:
Postar um comentário