Postagem em destaque

Divórcio e Novo Casamento - John Piper

domingo, 3 de julho de 2016

Cientistas respondem à velha questão: "Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?"

 Todos nós conhecemos o enigma "Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?", que quando colocado no quotidiano, não leva a conclusão alguma (se respondemos "o ovo" perguntam-nos "quem o pôs" e se respondemos a "galinha" perguntam-nos "de onde ela surgiu").

 Contudo, investigadores britânicos descobriram a resposta científica para esta questão, sendo que quem nasceu primeiro foi então a galinha. Este estudo, que utilizou o supercomputador HECToR, evidenciou que uma proteína essencial para a formação do ovo de galinha (como o conhecemos atualmente, visto que o ovo em si, na generalidade, é um instrumento reprodutivo muito antigo), denominada ovocledidin-17 (OC-17) apenas é produzida nos ovários dos indivíduos desta espécie. A proteína OC-17 é detectada na casca dos ovos, nomeadamente na parte mais dura, porém, até agora desconhecia-se que esta substância desempenhava um papel tão importante, na formação da casca dos ovos, nomeadamente no que toca à formação dos cristais de calcite presentes na casca, a partir de carbonato de cálcio. O supercomputador foi utilizado para mostrar quais os passos que levam à formação do ovo.

Antes deste estudo ter sido levado a cabo, suspeitava-se que tinha sido o ovo de galinha que tinha surgido primeiro, todavia, os fatos científicos apontam no sentido contrário. Por isso lembre-se: Da próxima vez que alguém lhe colocar este famoso enigma, responda que foi a galinha quem surgiu primeiro, pois sem a galinha não teria sido possível a produção de OC-17 e, consequentemente, nunca poderia ter surgido o ovo de galinha, com as características que apresenta na atualidade.

Fontes: http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1618144
http://www.thestar.com/living/article/836216--science-answers-the-question-which-came-first-the-chicken-or-the-egg?bn=1
http://www.nydailynews.com/news/world/2010/07/14/2010-014_which_came_first_the_chicken_or_the_egg_the_chicken_researchers_say.html
http://cienciaesaudexxi.blogspot.com.br/2010/07/cientistas-respondem-velha-questao-quem.html
 Matéria também publicada pela Revista Veja




http://br.reuters.com/article/idBRN1441141220080114


José Moglia Talvez nós pensemos:

Que pergunta mais simples! (Quem veio primeiro: O ovo ou a galinha?


Mas para se chegar a essa conclusão de que a galinha veio primeiro, precisou-se de uma equipe de cientistas (pessoas extremamente inteligentes possuidoras de Doutorados, Phds entre outros títulos Honoris) e de um supercomputador que pode ajudar a responder algumas das maiores questões da ciência. Com a potência de 12 mil computadores pessoais, a gigante máquina batizada de HECToR é o computador britânico mais rápido e um dos mais potentes da Europa.

O equipamento pode realizar 63 trilhões de cálculos por segundo, permitindo que cientistas conduzam pesquisas de qualquer coisa, de mudanças climáticas a novos remédios. O protótipo, com 60 gabinetes do tamanho de guarda-roupas, está localizado no centro de computação avançada da Universidade de Edinburg.

Conforme o ministro das Finanças britânico, Alistair Darling, essa máquina de 113 milhões de libras ("HECToR) permitirá que nós possamos realizar pesquisas que simplesmente não poderíamos fazer de outra forma", disse Jane Nicholson, do Conselho de Pesquisa de Ciências Físicas e Engenharia, o órgão público que está gerenciando o projeto.

Pesquisadores irão utilizar o poder da máquina para estudar as correntes do oceano, desenvolver pequenos componentes para computadores avançados e fazer com que aviões de guerra sejam menos perceptíveis pelos radares.

Apesar de seu vasto poder, o HECToR fica atrás do maior computador do mundo --o Blue Gene/L. Localizado no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore, o Blue Gene/L é usado para realizar estudos de armas nucleares, sem a necessidade de testes subterrâneos.

Amados minha intenção ao mostrar fatos como esse, não é achar que as pessoas crerão em Cristo (quem dera que isso fosse suficiente!)

Mas estou ciente que somente a pregação e o poder do Espírito Santo com ou sem fatos comprovados podem salvar uma alma. Mas a ciência num certo sentido pode conduzir o homem ao criador, isto é, ela pode afirmar que houve um criador, e nós podemos apresentar pelas Escrituras esse Deus criador, que na pessoa de Jesus Cristo encarnou para nos salvar.

Lembre-se embora notícias como essas enalteçam a verdade bíblica, a maior urgência e necessidade continua sendo a pregação do evangelho simples, onde Deus reconciliou consigo mesmo o mundo pela morte expiatória de Cristo, e é seu sangue derramado e sua vida doada a nosso favor que nos salva.

Amém. Todo louvor e glória a Cristo.

#José Moglia

Nenhum comentário:

Postar um comentário