Postagem em destaque

Divórcio e Novo Casamento - John Piper

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Líder evangélico celebra os marcos recentes do MLJ Trust

 

O fundador do Answers in Genesis, Ken Ham, reflete sobre o ministério do Dr. Lloyd-Jones enquanto o Trust atinge os marcos de 10 anos e 20 milhões de downloads

“O médico foi ousado e desafiador tanto para a igreja quanto para seus líderes. E nós também precisamos ser” - Ken Ham sobre a Autoridade das Escrituras e a Influência do Dr. Martyn Lloyd-Jones

Ken Ham fala sobre por que o enfraquecimento da autoridade das Escrituras é a maior crise que a igreja global enfrenta hoje e como os sermões do Dr. Martyn Lloyd-Jones o influenciaram quando ele fundou o que hoje é o ministério "Answers In Genesis".

Ken Ham é o fundador e CEO da Answers in Genesis – um ministério de apologética dedicado a ajudar os cristãos a defender sua fé e proclamar as boas novas de Jesus – e suas duas atrações populares: o aclamado Museu da Criação e o internacionalmente conhecido Ark Encounter.

Pergunta 1: Por que você criou o ministério "Answers In Genesis"? Qual era o problema ao qual você estava respondendo?

Fui criado em um lar cristão, onde meus pais eram enfáticos em nos ensinar a Palavra de Deus como autoridade absoluta. Meus pais se saturaram com a Palavra de Deus e não acreditavam que as Escrituras deveriam ser comprometidas. Eles eram grandes fãs do pregador galês do século XX, Dr. Martyn Lloyd-Jones, que também defendia a autoridade máxima da Bíblia e era apaixonado em seus sermões sobre o assunto.

Quando eu estava no ensino médio e voltava para casa com livros didáticos sobre evolução, meu pai disse: "Se desistirmos de Gênesis, então podemos muito bem jogar fora o resto da Bíblia também", porque tudo é baseado nele. Na universidade, eles ensinavam a evolução como um fato, mas eu tinha encontrado um livro que enfatizava o fato de que você não pode ter morte e doença antes do pecado e foi quando eu entendi teologicamente que você não pode ter fósseis antes de Adão e Eva.

Enquanto eu era professor de ciências do ensino médio na Austrália em 1975, um aluno veio até mim e disse "Como você pode ser um cristão quando sabe que a Bíblia não é verdadeira"? Depois que perguntei a ele como ele sabia que a Bíblia não é verdadeira, ele disse "por causa da evolução". Depois disso, comecei a ensinar aos alunos as respostas bíblicas para perguntas sobre Gênesis e organizei palestras sobre apologética da criação que dei na minha igreja. A primeira vez que dei essa palestra, muitas pessoas vieram até mim para dizer que nunca tinham ouvido nada disso antes.

Depois disso, o Senhor me deu um fardo: por que não podemos ter um museu da criação que ensine a verdade? Na primeira convenção de apologética da Austrália em 1977, mostrei alguns dos livros que obtive sobre apologética da criação e as pessoas me perguntaram onde poderiam colocá-los nas mãos. Lembrei-me da raiva justa de Neemias quando viu que ninguém estava consertando o muro ao redor de Jerusalém e para mim era "por que ninguém faz algo para levar esses livros a essas pessoas?".

E então começamos uma pequena livraria em nossa casa em 1977 e foi quando o ministério começou a sério. Entrei para o ministério em tempo integral em 1979 antes de me mudar para os EUA, onde montamos o ministério Answers In Genesis em 1993.

Pergunta 2: De que maneira a pregação do Dr. Martyn Lloyd-Jones influenciou a criação de 'Answers In Genesis'?

Meu pai amava a posição do Dr. Lloyd-Jones sobre a autoridade bíblica e dizia que os cristãos deveriam sempre começar com as Escrituras em vez de trazer ideias de fora para elas e então reinterpretá-las, o que é o que muitos líderes da igreja infelizmente estão fazendo hoje. Muitas pessoas entendem mal 'Answers In Genesis' e assumem que somos apenas criacionistas da Terra jovem, quando na verdade somos um ministério sobre a autoridade da Bíblia e o evangelho do Senhor Jesus Cristo.

O que eu amo em Martyn Lloyd-Jones é a maneira como ele não apenas exege a Escritura, mas ensina a Escritura de uma perspectiva bíblica com ênfase na autoridade bíblica e não comprometendo as ideias falíveis do homem. Seus sermões de mais de 60 anos atrás falavam sobre problemas na igreja que ainda vemos hoje.

Eu também adoro a maneira como ele aplicou seus sermões à cultura. Muitos pastores hoje em dia apenas falam da Bíblia dentro da Bíblia. Os sermões são frequentemente muito mais superficiais e mais diluídos e muitas igrejas têm recorrido à música como uma parte maior do serviço como resultado. Para o Dr. Lloyd-Jones, o ensino da Palavra era a prioridade e ele aplicou isso à cultura com a qual estava falando, lidando com questões culturais e da igreja em seus sermões.

O médico foi ousado e desafiador tanto para a igreja quanto para seus líderes. E nós precisamos ser também.

Pergunta 3: Quais você acha que são os principais desafios enfrentados pelas igrejas na América hoje?

Primeiro, o que estamos vendo é um incrível enfraquecimento da autoridade bíblica. Estamos vendo uma perda geracional catastrófica de frequência à igreja, o que também estamos vendo em outros países ocidentais, como o Reino Unido e a Austrália. Nos EUA, menos de 9% dos frequentadores da igreja são da Geração Z. Ao mesmo tempo, temos visto a crescente secularização da cultura, o que não é coincidência.

Em 2 Coríntios 11, o apóstolo Paulo avisa que o diabo vai usar os mesmos métodos para nós que ele usou em Eva, que foi um ataque à autoridade da Palavra de Deus. É por isso que nós da 'Answers In Genesis' temos sido tão enfáticos em defender a autoridade das Escrituras como o Dr. Lloyd-Jones fez.

É importante notar que este não é um método novo que o diabo começou a usar recentemente. Ao longo dos séculos, houve vários ataques à autoridade bíblica, incluindo o nascimento virginal, a ressurreição corporal e a salvação. Mas o ataque nos tempos modernos começou em 1800, quando ateus e deístas rejeitaram o sobrenatural e quiseram explicar tudo por processos "naturais". A ideia de que a evolução ocorreu ao longo de milhões de anos surgiu do naturalismo.

Então, muitos líderes cristãos, como Thomas Chalmers, o fundador da Igreja Livre da Escócia, começaram a pegar essas ideias (por exemplo: milhões de anos) e adicioná-las às Escrituras. Muitas delas, incluindo a Teoria da Lacuna, que ensinava que os milhões de anos se encaixavam entre Gênesis 1:1 e Gênesis 1:2, ou a Teoria da Era do Dia, a ideia de que os 7 dias da criação ocorreram ao longo de milhões de anos, começaram a se tornar populares. Até mesmo pregadores de alto nível, como Charles Spurgeon, infelizmente foram desviados por esse suposto ensino "científico" de milhões de anos.

Agora, esses eram grandes homens de Deus. Temos os sermões de Spurgeon em nosso site. Eles eram pessoas de seu tempo e acredito que não entendiam questões em relação a suposições a respeito de como a idade das camadas fósseis era supostamente determinada como fazemos hoje. E acredito que eles não estavam cientes das consequências de adotar essas crenças que eram baseadas no naturalismo. Na verdade, muitos dos grandes pregadores do passado adotaram a Teoria da Lacuna e outras posições para acomodar as supostas longas eras.

Este é um problema porque o que eventualmente acontece é que as pessoas acabam pensando que Gênesis não é importante. Raramente vejo isso sendo ensinado nas igrejas hoje em dia, o que significa que temos gerações de crianças crescendo com apenas ensinamentos seculares sobre o assunto. A maioria nem sabe mais o que é pecado ou o que a Bíblia diz porque foram ensinadas contra isso. Ideias projetadas para reconciliar a verdade bíblica com supostas descobertas "científicas" infectaram a igreja e, finalmente, minaram a autoridade das Escrituras.

Essas ideias devem ser desafiadas e devemos priorizar o ensino de apologética entre nossos líderes. Se continuarmos a comprometer a Palavra de Deus, continuaremos a perder pessoas de nossas igrejas, tanto nos EUA quanto no mundo todo.

Para saber mais sobre o Dr. Lloyd-Jones, você pode visitar o site , o aplicativo e o canal do YouTube do Martyn Lloyd-Jones Trust . Para mais informações sobre 'Answers In Genesis', visite: https://answersingenesis.org/about/ .


https://www.mljtrust.org/blog/answers-in-genesis-ken-ham/

Nenhum comentário:

Postar um comentário