Olhe para ele e veja o que o mundo é. Tome aqueles que são considerados os grandes homens do mundo, nos quais nos gloriamos e dos quais nos orgulhamos. Coloquem-nos no lugar de Jesus e nada há. Ele os condena a todos. Que criaturas débeis são quando comparadas a ele.
Mas vamos, dê mais uma olhada. Se você quer saber como este mundo é, olhe para o que fizeram
a ele. Lá estava o Filho de Deus. Ele deixou o trono dos céus, veio e
se humilhou, entregou-se para curar e instruir as pessoas. Ele jamais
causou dano a alguém. Ele veio fazer o bem. Mas qual foi a resposta do
mundo? Ele foi odiado, perseguido e rejeitado. O mundo preferiu um
assassino a ele, crucificando-o e executando-o. E lá na cruz, Jesus
expôs o mundo como ele é. Mas os homens inteligentes deste século estão
rindo, zombando e ironizando a cruz, estão caçoando do sangue de Cristo,
em uma tentativa de ridicularizá-lo. Eles estão apenas repetindo o que
os seus arquétipos fizeram no século I. Eis como o mundo sempre o
tratou.
Porém, há um outro aspecto. Toda a sua ênfase constituiu-se no exato
oposto da ênfase do mundo. Como temos visto, o mundo enfatiza a cobiça
da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida. O que Jesus enfatizou?
Ele enfatizou algo a respeito do que o mundo jamais falou, ou seja, a
alma.
Jesus disse: "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a
sua alma?" (Mc 8.36). E se você fosse o ser humano mais belo que o mundo
já conheceu, se estivesse sempre trajado com as roupas mais
deslumbrantes, se morasse no mais suntuoso palácio ou possuísse a maior
coleção de automóveis e tudo o mais? Se você tivesse o mundo todo, mas
perdesse a sua própria alma? Eis o que Jesus afirma sobre o mundo,
principalmente lá na cruz: "Que daria um homem em troca de sua alma?"
(Marcos 8.37). Por que ele morreu? Jesus morreu pelas almas dos homens,
não pelo nosso bem-estar material, não pela reforma deste mundo, mas
para salvar nossas almas. "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o
perdido" (Lucas 19.10). É a alma que está perdida. Aquilo sobre o que o
mundo nada conhece, mas está em você e em todos nós, esta coisa imortal
em nós que vai além da morte e do fim.
Não, ele expôs a mentira deste mundo,
mostrando como ele realmente é. Jesus contou uma parábola sobre o rico e
Lázaro. O rico vivia em seu palácio, vestido garbosamente, em trajes
maravilhosos, comendo na companhia de seus felizes amigos até fartar-se,
enquanto o pobre mendigo permanecia sentado diante do portão, com os
cães a lamber suas feridas. Bem, o Senhor disse, com efeito, não julgue
superficialmente, este não é o fim da história. Jesus nos descreve a
imagem de Lázaro ao lado de Abraão, enquanto o rico padecia em tormento
no inferno. E possível ver a diferença entre a mente e a perspectiva do
mundo e a mente e a perspectiva do Pai e do Filho de Deus. Ele expõe o
mundo como ele é.
__________________
Por M. Lloyd-Jones

Nenhum comentário:
Postar um comentário