Caro Castilho,
Gostei da nossa conversa ontem, mas vejo que você continua com algumas
dúvidas. Obrigado por mandar este e-mail para esclarecer o que talvez
não tenha ficado claro.
Eu não sou contra ouvir boa música. E boa música nem sempre é feita por
cristãos. Mas, com isto, eu não quis dizer que frequentar casas de
shows, pubs e barzinhos para ouvir estas músicas, bebendo uma
cervejinha, é a coisa certa a fazer. Você me perguntou no e-mail o que
há de errado em fazer isto. Assim, de pronto, posso pensar em algumas
razões.
Eu frequentei casas de show, pubs e barzinhos a maior parte da minha
mocidade, antes de conhecer a Cristo. Eu sei muito bem o que rola numa noite e nestes lugares. O ambiente é voltado para sexo, bebida, drogas e
algumas vezes a coisa acaba em discussão e brigas. É claro que isto nem
sempre rola, mas o potencial está ali. O que se exalta ali é o ego
humano, o prazer irrestrito e uma suposta liberdade sem limite. Paulo
escreveu que devemos evitar “toda forma do mal” – inclusive aquilo que
pode nos levar a ele ou que tem aparência do mal (1Tess 5:22).
Outra razão. Deus nos ensina na Bíblia que somos servos dos nossos
irmãos em Cristo. Eu jamais deveria usar minha liberdade de forma a
induzir, ocasionar, incentivar e levar um irmão em Cristo a cometer
pecado. Paulo falou que se a comida ou a bebida levasse um irmão a
tropeçar ele jamais comeria carne ou beberia vinho outra vez (Romanos
14:21; 1Coríntios 8:13).
Você pode se sentir tranquilo e seguro bebendo cerveja num pub. Mas
imagine que um irmãozinho novo na fé lhe vê ali fazendo isto. Ele vai
ser induzido a pensar que está de boa se fizer a mesma coisa. E vai
imitar você, com o risco de embebedar-se, e fazer o que não deve, para
não mencionar a culpa que vai sentir no "day after". É Paulo quem cita
este exemplo, leia 1Coríntios 8:9-12. E ele diz que ao fazer isto, você
está pecando contra Cristo. Por amor aos irmãos em Cristo, deveríamos
nos abster destas coisas.
Mais uma razão que me ocorre. Sua atitude de querer curtir tudo o que o
mundo oferece e ainda se considerar como cristão é idêntica à atitude de
uma das primeiras e mais perigosas seitas que já apareceram na história
do Cristianismo, que foi a seita dos libertinos. Eles se consideravam
cristãos e diziam que tinham recebido um conhecimento especial da parte
de Deus, de que poderiam desfrutar de tudo, que nada é pecado para quem
crê e que Deus nos aceita livremente como somos. Assim, eles ensinavam
que os cristãos eram livres para frequentar os templos pagãos, comer das
carnes oferecidas aos ídolos ali e praticar a prostituição “sagrada”
oferecida nestes templos. Os escritores das Bíblia enfrentaram estes
cristãos libertinos firmemente. Judas, o irmão de Jesus, os considera
ímpios e que eles negavam a Jesus (Judas 4). O próprio Jesus condenou
severamente as igrejas de Pérgamo e Tiatira por abrigarem libertinos no
seu rol de membros. Inclusive, havia uma profetisa chamada Jezabel que
ensinava claramente que os cristãos podiam participar dos festivais
pagãos nos templos de ídolos e se prostituir ali (Apocalipse 2:14-15 e
20). O que eu quero dizer é que sua atitude lhe empurra mais para perto
dos libertinos do que dos cristãos.
Uma última coisa, e para mim, a mais importante. Acho que você está
fazendo as perguntas erradas. Por que em vez de perguntar o quão longe
você pode ficar do pecado e de tudo que leva a ele, você fica
perguntando o quanto você pode ficar perto do pecado e de situações que
podem levar a ele? Se você é nascido de novo, tem o Espírito Santo, é
nova criatura, está arrependido de seus pecados e ama a Deus de todo
coração – não deveria estar perguntando o que pode fazer para ficar mais
perto dele e longe de tudo que pode entristecê-lo?
Castilho, estas coisas nunca vêm sozinhas. Por vezes a frequência à
casas de show, bebidas e curtição de shows acaba em sexo entre jovens
cristãos que não são casados. Sobre isto falaremos outra vez. Mas lembre
do que diz a Palavra de Deus: “um abismo chama outro abismo” (Salmo
42:7).
Fico por aqui. Longe de mim querer privá-lo de sua liberdade em Cristo.
Meu único interesse é que você a use da forma correta. Existem dezenas
de maneiras sadias de fazer novos amigos, curtir os atuais e se
divertir. Por que seguir o caminho do que é duvidoso, polêmico e
potencialmente perigoso para sua vida espiritual?
Um abraço amigo,
Pr. Augustus
------------------------------------------
DATA: quinta, 26/03/2015
DE: Augustus Nicodemus
PARA: castilho@barzinho.com.ws
ASSUNTO: Re: Por que não posso continuar a frequentar casas de show?
-------------------------------------------
[Este e-mail é fictício. "Castilho" é uma personagem fictícia, embora as circunstâncias mencionadas neste e-mail não sejam]

Nenhum comentário:
Postar um comentário