Postagem em destaque

Divórcio e Novo Casamento - John Piper

sábado, 2 de abril de 2016

Em amor, Uma despedida!!!




Comecei a escrever essa reflexão abaixo sobre Calvino, dia 31/03, mas não tinha a mínima ideia que depois de 7 dias da minha homenagem de boas vindas no Facebook ao bebezinho(a), estaria escrevendo um texto de despedida! Contudo, é preciso lembrarmos da nossa breve e efêmera vida ("Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus" – Mateus 4:4), e que somente Cristo nos fortalece ("Tudo posso Naquele que me fortalece" - Filipenses 4:13). 

Ontem (01/04/16) minha esposa e eu tivemos uma perda inestimável. O nosso "presente" - o (a) nosso (a) bebezinho (a), que ficou conosco algumas semanas, ainda que era um feto, todavia um ser humano em potencial, com corpo ainda informe, mas conforme a bíblia, possuidor de alma e espírito. Foram pouquíssimos dias conosco e já voltou à Deus que o criou. Foi uma "felicidade" que veio de Deus, chegou de surpresa, e foi-se inesperadamente voltando aos braços do Pai. Um dia conheceremos mais um membro (a) da família de Deus, creio que muito em breve estaremos nas Mansões Celestiais.

Aprendo muito com a graça de Deus sobre a vida de homens tão experimentados, que me faz pensar que nossa provação é "leve e momentânea" se comparada à vida de milhares de cristãos que são provados todos os dias até o "sangue", isto é, que são martirizados nesse mundo difícil e sem luz, a não ser a luz quem vem de Cristo, o Salvador do mundo.

2 Cor 2:17 - "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente." 

Entre milhares de homens que passaram provações, quero falar de um homem que fundou a academia de Genebra, onde treinou 1600 jovens para o ministério reformado, todavia muitos deles foram queimados vivos e outros espalhados por toda Europa levando o evangelho. Formou jovens do calibre de John Knox e Gasper Oliviana, que se tornaram conhecidos em toda Inglaterra. Foi um dos maiores teólogos da história, e nos legou talvez uma das maiores obras da literatura clássica cristã, as Institutas; que, aliás, todos nós deveríamos ler se queremos entender melhor e mais profundamente o cristianismo. 

Muitos até hoje ainda não sabem medir ao certo seu grande valor e contribuição, mas é até hoje, ao lado de Lutero e outros, um dos maiores vultos da humanidade. Diz-se que Lutero executou a reforma, e "Calvino" sistematizou o corpo de doutrinas da reforma, tornando-o completamente conhecido e acessível ao homem comum. Trabalhou até seu último dia de vida, e com 55 anos de idade morre. Teve cerca de 83 diferentes enfermidades que maltrataram seu frágil corpo mortal . E Mesmo sofrendo grandes e horríveis dores, perseverou até o fim! 

Talvez fôssemos tentados a dizer que "Calvino" não merecia terminar seus dias dessa forma, mas veja o que ele nos ensinou em seu momento de maior dor e sofrimento, e é justamente nesse ponto que meu coração se humilha diante de Deus ao perceber que ainda estamos engatinhando na vida cristã, perto de irmãos que já eram maduros e souberam fazer desses momentos difíceis dias de ensinamentos à posteridade, onde eu e nós nos incluímos. Pra mim, a oração abaixo de Calvino expressa uma das maiores e grandes lições de vida, por isso hoje eu à tomo como a minha oração!

"Senhor, eu retenho a minha língua porque sei que isto vem de ti. Eu estou chorando como um cãozinho indefeso. Tu me tens moído e me transformou em pó, mas, isto me basta porque compreendo que é a tua vontade. Quero é a tua vontade. Quero oferecer-te meu corpo e minha alma de forma pronta e sincera". 

Calvino fez outro pedido aos seus amigos antes de sua morte... "Não colocarem nenhuma marca na sua sepultura, porque dizia não era digno e merecedor de nenhuma honra e nenhuma glória."
A grande verdade é que os grandes mártires cristãos da história compreenderam a máxima ensinada por Jó 1:21 

"... e exclamou em oração: “Nu deixei o ventre de minha mãe, e nu partirei da terra. Deus (Yahweh) deu, (Deus) Yahweh o tomou; louvado seja o Nome do SENHOR.

Eu louvo ao Senhor por tudo, e termino essa semana o honrando, e louvando, pois nunca nos desamparou, e é o nosso ajudador (Hebreus 13: 6 “ E assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem). Toda glória ao nosso Deus!!!

Mesmo que eu e minha esposa hoje não conheçamos os desígnios de Deus, contudo sabemos que Ele é perfeito e sabe muito bem de tudo, como bem disse Jó 42:2 “ Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”.

"Portanto, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, sejam honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! - Combater o bom combate" - I Timóteo 1:17.

Em Cristo, filho ou filha, e até a eternidade, quando o veremos em breve!

Obrigado a todos amigos, amigas, irmãos pelo carinho expressado seja por mensagens e ligações. Deus os abençoe sempre. 

"... Quero é a tua vontade..."

Escrito por José Moglia

#José Moglia

Nenhum comentário:

Postar um comentário