RESUMO: Você já se sentiu sem controle sobre suas palavras? À luz de Filipenses 4, aprendemos a abandonar ansiedade, purificar a mente pela Palavra e cultivar alegria em Cristo, para falar com doçura, verdade e esperança. Aprofunde-se neste assunto com este texto de Renata Gandolfo, editora de assuntos femininos no Voltemos Ao Evangelho, onde também escreve regularmente. Renata é graduada em Letras, experiente conselheira bíblica e extramente atuante em ministérios feminos e discipulado. Autora de dois livros: A Arte da Guerra para mulheres cristãs e Discipulado de mulheres (com Luciana Sborowski), ambos publicados pela Editora Fiel. Atualmente é mestranda em Aconselhamento Bíblico pela NUTRA em parceria com o Seminário Teológico Batista do Litoral (STBL).
Você já tentou frear um carro no meio da lama? Quando você pisa no freio, o carro samba para um lado e para o outro, às vezes até faz um giro completo. A roda entala na lama: não vai nem para frente, nem para trás. Você acelera, e a roda gira em falso. Pois é: o solo molhado vai te mostrar que não temos o controle da direção do carro, nem da velocidade. Ficamos rendidas à situação.
Pense que as palavras são o carro; a boca é a direção; e o solo encharcado é o coração e tudo o que há nele: suas emoções, afetos, pensamentos, imaginação e desejos.
Então, percebemos que a boca será controlada pelo que está no coração. (Como está seu coração?)
Coração enlameado
Quem deixa estagnar no coração o ressentimento, a amargura ou a ira não tem condições de se expressar com gentileza e doçura. Aquele solo seco e árido pelo desamor só pode demonstrar o que há nele.
Quem está tão triste e azeda que o solo se tornou um lamaçal não consegue reter o que é bom: nada para ali; tudo se vai com as lágrimas, e um vazio imenso dá a sensação de solidão e desamparo.
Nessa bagunça do nosso ser, o coração sobrecarregado de sofrimento e de pensamentos tempestuosos não produz o solo ideal para o que é bom.
Em Filipenses, Paulo nos ensina a ocupar a mente com tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que tenha virtude (Fp 4.8). Nos versículos anteriores, ele nos diz para nos alegrarmos no Senhor (Fp 4.4) e, logo em seguida, nos recomenda que não sejamos ansiosas, mas que coloquemos nossas petições diante do Senhor; então, ele guardará nossa mente e nosso coração em sua paz (Fp 4.6-7).
Coração purificado
Há uma forma de protegermos a mente, explicitamente demonstrada por Paulo. Mas, infelizmente, preferimos ficar hipnotizadas por coisas passageiras, que acreditamos poder nos relaxar, buscando distrações baratas que nos levam para longe das preocupações. (Qual é a sua diversão de fuga?)
Mas Deus, em sua bendita Palavra, nos ensina que purificar a mente exige algum trabalho de nossa parte, muito além das distrações baratas. É necessário ter a mente purificada pela Palavra de Deus; é necessário arrependimento no coração e uma boca que confesse nossas fraquezas e pecados. Jesus é o Amigo de quem precisamos continuamente.
Sua expressão de vida será transformada quando você dedicar mais tempo a estar com seu Amigo Jesus.
Jesus, o Verbo, precisa encher seu coração com a Verdade (Cl 3.16). Você e eu precisamos estar encharcadas do conhecimento de Jesus, renovando a mente e o coração (Rm 12.2). Então, saturadas dessa alegria do amor de Deus em nós, poderemos abrir a boca com segurança, porque nossas palavras serão flores perfumadas, convidando outros corações a se alegrarem em Cristo.
Avante, ovelhinha!
Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisão e edição: Vinicius Lima.
https://voltemosaoevangelho.com/blog/2026/02/um-coracao-enlameado-palavras-fora-de-controle/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_term=Thu+05+Feb+2026&utm_campaign=Um+cora%C3%A7%C3%A3o+enlameado+palavras+fora+de+controle
MulheresVida de Ovelha
Renata Gandolfo
Renata Gandolfo é membro da Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, SP. Renata serve como conselheira bíblica, é envolvida com discipulado e estudos bíblicos para mulheres. Trabalha no Editorial Online do Ministério Fiel, escreve regularmente na coluna Vida de Ovelha, do blog Voltemos ao Evangelho. Participa desde 2015 das Conferências de Treinamento em Aconselhamento Bíblico da ABCB (Associação Brasileira de Conselheiros Bíblico). Licenciada em Letras, pós-graduanda em Aconselhamento Bíblico pelo CETEVAP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário